Brasil

Vacina contra a gripe pode reduzir risco de AVC, sugere estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Alcalá, em Madrid, Espanha, revelou que pessoas com mais de 40 anos que estão em dia com a vacinação anual contra a gripe tiveram 12% menos chances de sofrerem de acidente vascular Cerebral (AVC) comparadas àquelas não imunizadas. O estudo foi publicado na última quarta-feira (7), na revista online Neurology.

Para a condução da pesquisa, os cientistas selecionaram 75 mil pessoas com mais de 40 anos em um banco de dados de saúde espanhol. Dos participantes, cerca de 14 mil haviam tido pelo menos um derrame nos últimos 14 anos e 61 mil nunca haviam apresentado o problema. A equipe analisou o status de vacinação contra a gripe dos pacientes e considerou fatores que aumentam o risco de ter o evento cardiovascular, como idade avançada e problemas cardiovasculares crônicos.

“Os resultados são mais um motivo para as pessoas se vacinarem anualmente contra a gripe, especialmente se elas já têm algum risco de ter AVC. Ter a chance de reduzir o episódio tomando uma atitude simples é muito atraente”, disse Francisco de Abajo, um dos pesquisadores, na nota de divulgação sobre o estudo.

Os cientistas focaram a análise no acidente vascular cerebral isquêmico, o AVC mais comum, causado por um bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro. O grupo verificou se as pessoas que passaram pelo episódio haviam recebido a vacina contra o vírus influenza pelo menos 14 dias antes do derrame cerebral e também analisou como estava a imunização dos participantes sem histórico de AVC.

Fonte: Bahia Noticia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo