mundo

Incêndio na Itália atinge restos mortais de São Benedito, um dos santos de devoção no Brasil

 

Um incêndio de grande porte na última terça-feira (25), na capital da ilha italiana da Sicília, atingiu a igreja do Convento de Santa Maria de Jesus (Santa Maria di Gesù), onde se encontravam os restos mortais de São Benedito, o Mouro.

Os restos mortais de São Benedito eram guardados de forma intacta em uma caixa dentro do templo religioso. O incêndio causou alguns danos na imagem do santo, porém alguns fragmentos de ossos foram salvos e se mantiveram intactos. O caso aconteceu por conta dos grandes impactos das fortes onda de calor que a Itália vem sofrendo nas últimas semanas.

O Convento e a Igreja estão localizados na encosta do Monte Grifone, que estava sendo assolado por um grande incêndio. Os bombeiros chegaram a ser acionados, porém estavam em outras demandas e não conseguiram atender de forma urgente.

A Igreja de Santa Maria de Jesus (Santa Maria di Gesù) recebia  visitas e peregrinações de muitos latino-americanos, que iam ao templo somente para conhecer o corpo incorrupto de São Benedito.

Na parte externa da paróquia, existia um muro com diferentes placas  onde  era possível ver a origem dos grupos de devotos. Por conta dessas placas se era possível entender o quanto São Benedito é um dos santos mais conhecidos e populares  nos países latino-americanos.

São Benedito é um dos patronos e padroeiros de Palermo, cidade onde se encontra a Igreja e o convento que foram destruídos pelo incêndio. A devoção do Santo no Brasil chegou após os navegantes que iam em direção do “Novo Mundo” passarem pelo Porto de Palermo, e descobrirem sobre o novo santo. A devoção cresceu e se espalhou no país, sendo uma das mais conhecidas.

Fonte:  Bahia Noticia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo