Bahia

ICOM promove atividades alusivas ao Dezembro Vermelho

 

A equipe do ambulatório do Instituto Couto Maia (ICOM) está promovendo ações alusivas ao “Dezembro Vermelho”, voltado para a mobilização na prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Durante todo o mês estão distribuídos preservativos e panfletos, além de ações educativas. No dia próximo dia 19, acontece o dia “D”.

A programação este sendo iniciada hoje (1\12), durante todo o dia, com a realização do I Seminário Multiprofissional de Prevenção e Controle de HIV\Aids. O evento abordará temas como Estratégias de Prevenção e Controle, Conhecendo o perfil epidemiológico do ICOM, Impacto do diagnóstico de HIV e Desafios da adesão à terapia anti-retroviral (TARV).
No dia 19, considerado o “Dia D”, a programação será iniciada às 7 horas, com acolhimento dos participantes, e prosseguirá até 18 horas, enfocando questões como o aconselhamento pós teste positivo, aconselhamento pré-teste. Haverá ainda apresentação de vídeos educativos do Ministério da Saúde e aplicação de teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B.
De acordo com os organizadores do seminário, a infecção pelo HIV continua sendo um grande desafio para todos os profissionais que cuidam dessa patologia, já que o assunto abrange desde a prevenção à aquisição do vírus, até o tratamento clínico e medicamentoso.

Comentam ainda que já foram obtidos muitos avanços até aqui, a exemplo da terapia antirretroviral de alta potência: HAART, esquemas simplificados de tratamento: 1 a 2 comprimidos/dia, possibilidade de esquema antirretroviral injetável de longa duração em andamento, profilaxia pré exposição (PREP) para grupos de risco para aquisição de HIV, incluindo adolescentes e profilaxia pós exposição (PEP) com uso de medicação para prevenção ocupacional ou sexual após contato com o vírus.

Sesab|Ascom\Icom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo