Brasil

WhatsApp: golpe do emprego envolve até esquema de pirâmide

Se você for usuário do WhatsApp, muito provavelmente deve ter recebido uma mensagem prometendo empregos remunerados, seguido de um link para clicar. Cuidado, pois esse é um golpe que vem ocorrendo no aplicativo de mensagens.

“Olá, você foi selecionado para um trabalho de meio período online, com salário diário de R$ 500 – R$ 1000. Entre em contato comigo pelo link…”, essa é uma mensagem bastante similar que os usuários do WhatsApp vem recebendo.

Um caso bem comum é quando o golpista manda mensagem anunciando a seleção para uma vaga, mas pede um pagamento, supostamente para a realização de um exame admissional ou de um curso necessário ao trabalho.

Uma outra versão, agora um pouco mais complexa, pode envolver até esquema de pirâmide, manipulação de avaliações em plataformas digitais, fraude e roubo de dinheiro e de dados.

As mensagens normalmente contam com um número de telefone ou link para iniciar uma conversa, em que o usuário recebe um endereço para cadastro em uma plataforma. Após o cadastro, é solicitado ao usuário que faça uma transferência inicial via PIX.

Após estar cadastrado, o usuário passa a receber tarefas diárias, como simular a compra de um produto e classificá-lo para receber o dinheiro aportado e mais um valor de volta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo