Queda nos índices de cobertura vacinal no Brasil preocupa Opas

Queda nos índices de cobertura vacinal no Brasil preocupa Opas

A Organização Pan Americana de Saúde (Opas) demonstrou preocupação em relação a queda na cobertura vacinal de outros imunizantes além do contra o coronavírus. O Brasil foi citado como exemplo negativo, com uma queda de mais de 10% na vacinação contra o sarampo. Quem chamou atenção para o tema foi a diretora da Opas, Carissa Etienne, durante coletiva nesta quarta-feira (28). As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
“Se não revertermos esse quadro, corremos o risco de uma avalanche de surtos de doenças na América Latina. A Covid-19 não vai ser a única emergência demandando a atenção dos governos”, afirmou.

Carissa Etienne ressaltou que em vários países a atenção primária foi impactada pela pandemia, e que é necessário investir em profissionais de saúde e garantir que eles tenham as ferramentas para manter o cuidado da população. “Investir agora é uma escolha inteligente. Prevenir é muito mais barato do que tratar, e ninguém deveria ter que escolher entre a saúde e prover para a família”, disse.

A Opas também lembrou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 não é um esforço de imunização coletiva normal, e pediram que os governos apostem na informação transparente para conscientizar a população sobre a segurança da vacina e a importância de tomar a injeção.

Fonte: Bahia Noticia

Artigos relacionados