Prefeitura de Guanambi descentraliza coleta de exames do Lacen para os distritos; “Facilitar a vida das pessoas”, diz Nilo

Prefeitura de Guanambi descentraliza coleta de exames do Lacen para os distritos; “Facilitar a vida das pessoas”, diz Nilo

Uma mudança importante foi realizada no atendimento à saúde em Guanambi na gestão do prefeito Nilo Coelho: a coleta de material para exames laboratoriais do Laboratório Central (Lacen) foi descentralizada para os três distritos.
O paciente recebe o pedido de exame no seu PSF de referência e a unidade faz o agendamento através da Central de Marcação. “A coleta é feita uma vez por semana em cada distrito, evitando o deslocamento longo até a sede do município”, explica Vilson Vilas Boas, diretor geral do Lacen.
Para a secretária de saúde Roberta Mota, a medida é de grande importância para o atendimento à comunidade e foi uma determinação do prefeito Nilo Coelho, de ações que facilite a vida dos cidadãos dos distritos e zona rural. “As pessoas na maioria das vezes já se encontram em condição fragilizada e deslocar para a sede aumentava ainda mais esse sofrimento, como custos de alimentação, passagens, etc. O que estamos fazendo é oferecer mais dignidade a essas pessoas”, conclui a secretária.

Desde o dia 19 de janeiro essa medida foi adotada e os dias de coletas em cada distrito foi definida da seguinte maneira: Morrinhos na terça-feira, Mutans na quarta-feira e Ceraíma na sexta-feira.

Ascom

Artigos relacionados