mundo

Nobel da Paz de 2020 vai para o Programa Mundial de Alimentos, agência da ONU para combate à fome

O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi para o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a maior agência das Nações Unidas, por seus esforços no combate à fome e pela necessidade de “solidariedade internacional e cooperação multilateral”. O anúncio, feito às 11h em Estocolmo, na Suécia (6h, horário de Brasília), corresponde à 101a premiação da categoria, concedida anualmente pelo Comitê Norueguês do Nobel.
Até o dia que tivermos uma vacina, a comida é a melhor vacina contra o caos — disse Berit Reiss-Andersen, presidente da Comissão. — O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi para o Programa Mundial de Alimentos por seus esforços de combate à fome, por sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas atingidas por conflitos e por agir como força-motriz dos esforços para prevenir a fome como uso de arma de guerra e conflito.
Criado em 1961 e sediado em Roma, o PMA é a maior organização do planeta que combate à fome. Apenas em 2019, forneceu assistência para 97 milhões de pessoas em 88 países, disse Reiss-Andersen. Financiada por doações voluntárias, a organização, assim como outras entidades de combate à fome, enfrentam dificuldades para obter os recursos necessários para realizar seu trabalho.

Fonte: O Globo

Para cima