MPF cobra lista de vacinados contra a Covi-19 em sete novos municípios da Bahia

MPF cobra lista de vacinados contra a Covi-19 em sete novos municípios da Bahia

As cidades baianas de Camaçari, Candeias, Governador Mangabeira, Itaparica, Santo Amaro, São Félix e Vera Cruz deverão entregar ao Ministério Público Federal (MPF) a lista com os nomes dos pacientes, categoria de cada um deles no grupo prioritário e o número de doses da vacina contra o novo coronavírus ministradas na primeira etapa de vacinação com a Coronavac.

A solicitação foi protocolada nesta terça-feira, 26, pelo Procurador da República, Fabio Conrado Loula. Segundo ele, a cobrança pelas informações e o acompanhamento da vacinação fazem parte das ações do órgão e da manutenção da garantia à população dos direitos assegurados na Constituição Federal, como o direito à saúde.

Desvios de doses já estão sendo apurados no Amazonas, enquanto nas cidades de Itabi, em Sergipe, e Pombal, na Paraíba, os prefeitos foram criticados por furarem a fila da vacinação. Na Bahia, o gestor municipal de Candiba está sendo investigado pelo mesmo crime. Caso alguma irregularidade seja detectada, as medidas judiciais cabíveis são empregadas contra os envolvidos.

A Bahia recebeu 376.600 doses da CoronaVac, segundo a divisão das 6 milhões de doses feita pelo Ministerio da Saúde. Conforme o boletim divulgado na segunda pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 84.177 baianos já foram vacinados, sendo 20.205 na Capital baiana.

Vale lembrar que, nessa primeira fase, o imunizante será aplicado apenas no grupo prioritário, que inclui profissionais de saúde na linha de frente do atendimento a pacientes com covid, idosos, pessoas do grupo de risco e indígenas.

Fonte: Brumado Urgente

Artigos relacionados