Itabuna: Com ‘2ª onda’ de Covid-19 à vista, Municípios quer mais 35 leitos de UTI

Depois de chegar à ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19, o município de Itabuna, no Sul, busca o acréscimo de mais unidades para atender a demanda. Ao Bahia Notícias, o secretário municipal de saúde, Emerson Oliveira, disse estar preocupado com o aumento de casos, já que a estrutura para atender pacientes com coronavírus foi reduzida.
Oliveira declarou que o município precisaria de pelo menos mais 35 leitos de UTI como forma de se prevenir para o aumento da procura por tratamento. Antes, Itabuna contava com 33 leitos exclusivos para casos de Covid-19. Atualmente, são 23, sendo dez adultos [no Hospital de Base] e três pediátricos [no Hospital Manoel Novaes].

O risco de uma segunda onda acendeu o alerta. “Eu acredito que a secretaria estadual de saúde junto com o núcleo regional do SUS e a secretaria municipal de saúde devem pensar em uma estratégia para viabilizar mais leitos de UTI”, disse. Para Oliveira, as flexibilizações junto com o período eleitoral influenciaram no novo aumento de casos.

“As causas são as flexibilizações. Vieram as etapas de reabertura, a volta das atividades do comércio, os decretos baixados para festas até 100 pessoas, abertura de restaurantes, festa de paredão, além de aglomerações sem medidas de proteção como uso de máscara e álcool em gel, e as eleições. Por isso, acredito que os casos devem aumentar”, enumerou.

Os leitos exclusivo de UTI para casos de Covid-19 em Itabuna chegaram a 100% de ocupação no domingo (22). Nesta segunda-feira (22), dez dos 23 leitos de UTI foram desocupados. O motivo é que duas pessoas vieram a óbito e outras oito tiveram melhora no quadro de saúde e foram transferidas para leitos clínicos. Estas últimas seguem internadas.

No último boletim da secretaria municipal, Itabuna já acumulava 14.104 casos confirmados da Covid-19 com 341 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Fonte; Bahia Noticia

Artigos relacionados