Bahia

Governador lança programa de atendimento à saúde de estudantes e professores

 

O programa Saúde Mais Perto nas Escolas foi lançado, nesta segunda-feira (20) – Dia Mundial da Saúde Bucal, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, participaram do dia de atividades da ação, que é realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). O objetivo do programa, que vai percorrer diferentes regiões da Bahia, é ampliar a oferta e o acesso das comunidades escolares à saúde bucal e oftalmológica.

Jerônimo destacou que o governo do Estado compreende a importância de oferecer aos estudantes baianos suporte em todas as áreas. “Uma educação integral diz respeito ao tempo do estudante na escola e também às condições de conteúdo e de cuidados, que vão desde ao meio ambiente, às relações interpessoais, à cultura, à arte e também aos cuidados com a saúde. Hoje iniciando aqui esta iniciativa de atenção à saúde bucal, mas em breve vamos anunciar também a iniciativa de atenção à visão, que também integra o Saúde Mais Perto nas Escolas ”, detalhou o governador.

As carretas de odontologia do programa são equipadas como um consultório e nelas podem ser realizados procedimentos de restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros. O consultório itinerante comporta até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem em estruturas instaladas na parte externa com acolhimento e identificação de prioridades. A previsão é que o equipamento circule, inicialmente em escolas de Salvador e depois ofereça o serviço em 136 cidades do interior, com perspectiva de atender cerca de 65 mil estudantes.

Comunidade escolar

O atendimento é assegurado a estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e trabalhadores da rede estadual de ensino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o acesso à ação serão necessários os seguintes documentos: Cartão SUS; documento de identidade; nome e número de matrícula na relação de atendimento disponibilizada pela diretoria escolar; e termo de consentimento, no caso de estudante menor de idade. A secretária da Educação, Adélia Pinheiro destaca a estratégia de atendimento para que o programa alcance o maior número de alunos possível.

“Iniciamos o atendimento simultâneo no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Colégio de Aplicação Anísio Teixeira e no Colégio Estadual Dalva de Matos, que são escolas sediadas na capital, cada uma com uma carreta, que pode receber estudantes de outras três, quatro ou até cinco escolas que ficam no entorno, com expectativa de que aqui em Salvador, sejam atendidos pouco mais de 13 mil estudantes e trabalhadores dessas escolas”, declarou a titular da Educação.

Conforme a programação de atendimento, cerca de 120 pacientes podem ser atendidos por dia em cada carreta. Samara Ramos, aluna do 3° ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, garantiu seu atendimento com a dentista Juliana Moraes, na manhã desta segunda-feira (20). “Eu achei inovador para os colégios, para as pessoas que não têm condições de fazer tratamento. Eu vim fazer a limpeza bucal aqui hoje, aproveitando que o colégio está proporcionando isso, através do Governo do Estado. Fazia tempo que buscava esse atendimento”, relatou a estudante.

Em Salvador – Ação de 20 a 31/03

• Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martin – carreta de atendimento estacionada na frente da unidade escolar
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Natalia Vinhais, Rubem Dario, Bento Gonçalves, Dom Avelar Brandão Vilela e 2 de Julho.
• Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, em São Marcos – carreta de atendimento ficará no estacionamento do Instituto Anísio Teixeira (IAT)
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Vale dos Lagos, Davi Mendes, Armandina Marques e Maria de Lourdes Parada Franch
• Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato – carreta de atendimento ficará na frente da unidade escolar
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Dr. Ailton Pinto de Andrade, Raymundo Matta e da Polícia Militar – CPM Lobato

No interior

• Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, em Wagner (até 23/3)
• Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia, em Filadélfia (até 25/3)
• Colégio Estadual Bento Alves das Neves, em São Desidério (até 23/03)
•Colégio Estadual Professora Irene de Souza Araújo, em Remanso (até 25/03)

Fonte: Bahia .Ba Foto: Rafael Martins/GOVBA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo