Brasil

Comissão de Direitos Humanos debate uso medicinal da Cannabis nesta quinta

 

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove na quinta-feira (20) audiência pública sobre o uso medicinal da Cannabis — espécie de planta da qual a maconha faz parte. Prevista para começar às 09h, o debate atende requerimento do presidente do colegiado, Paulo Paim (PT-RS).

Para o senador, a audiência é importante para contribuir com as discussões do Projeto de Lei (PL) 89/2023, do qual é autor. A proposta trata de política que assegura direito a medicamento à base de Cannabis, nacional ou importado, nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS. Paim também observa que o tema vem assumindo proporções globais.

“Países como Estados Unidos, Canadá, Portugal entre outros, legalizaram o seu uso, além de pesquisa e cultivo para fins industriais e medicinais”, justifica o senador no requerimento.

Já confirmaram presença 16 debatedores. Entre eles, estão os médicos Renan Abdalla, diretor técnico da Clínica Renasce, e Eline Nunes, representante da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis. Os Conselhos Federais de Medicina e de Química e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também confirmaram  a participação de representantes na audiência pública.

A audiência será realizada na sala 4 da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo II do Senado.

Fonte: Agência Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo