Bahia

Chegada do inverno reforça campanha de vacinação contra gripe

 

O Ministério da Saúde adiantou a campanha de vacinação contra a gripe na Bahia desde maio, direcionada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Com a chegada do inverno, a pasta enfatiza a importância da imunização contra a Influenza. Até agora, mais de dois milhões de doses foram administradas no estado.

Sob a liderança de Nísia Trindade, o ministério sublinha a necessidade de que todos se vacinem, especialmente os integrantes do público-alvo. Este grupo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e pessoas em situação de rua. Crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias entre elas.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe começou mais cedo nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federativas e seus respectivos municípios no início de março, focando nos grupos prioritários. Em 2023, 55,35% do público-alvo foi vacinado no estado.

A vacinação contra a gripe é a melhor maneira de garantir proteção contra a doença. O imunizante estimula a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem se vacinou em 2023 ou em anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, conforme a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Bahia.ba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo