Brasil

Brasil registra explosão de casos de dengue e pode terminar 2022 com recorde de mortes

Caso realmente se confirmem as estimativas, este ano será o mais mortal para a dengue no Brasil

O Brasil registrou 978 mortes por dengue em 2022. Até o dia 5 de dezembro, a taxa já supera o verificado em cada um dos últimos seis anos. O número é um alerta para uma nova epidemia da doença que deve se manter nos primeiros meses de 2023.

Caso realmente se confirmem as estimativas, este ano será o mais mortal para a dengue no Brasil, podendo ultrapassar 1 mil, algo nunca visto desde a década de 1980, quando a doença ‘ressurgiu’ no país e começou a ser mais frequente, com ciclos de maior e menor intensidade.

“A gente nunca passou dos mil mortos e com certeza vai passar”, projeta o infectologista Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).De acordo com o médico, nos últimos anos, as maiores epidemias de dengue no Brasil aconteceram em 2015, 2016 e 2019, além de 2022, que já garantiu o lugar nessa lista antes mesmo de terminar.

Os dados parciais apontam para 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no Brasil em 2022, segundo o boletim do Ministério da Saúde – em todo o ano de 2021, 544 mil foram infectados.

Com informações do G1. / Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo