Brasil investiga 16 casos de hepatite aguda em seis estados

Brasil investiga 16 casos de hepatite aguda em seis estados

16 casos de hepatite aguda grave em crianças estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde em seis estados brasileiros. Conforme a pasta, esses casos têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge crianças de todo o mundo.
São Paulo é o estado com maior número de notificações em investigação, com seis registros até a última segunda-feira (10). Também estão em monitoramento: Rio de Janeiro (5); Paraná (2); Espírito Santo (1); Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

Ao Bahia Notícias, a médica gastro-hepatologista Fernanda Sales explicou que numa hepatite comum, essa inflamação é causada por vírus hepatotrópicos, que são aqueles que causam infecção diretamente no parênquima do fígado. Mas esse surto tem uma peculiaridade que tem intrigado os médicos: “Quando começa a mostrar o quadro clínico que parece uma hepatite em geral, investiga-se o principal vírus e não se acha. Então o motivo que está causando essa hepatite é a grande questão”
A doença, de causa ainda desconhecida, foi detectada no Brasil recentemente e chama atenção de pediatras e entidades médicas.

Fonte: Bahia Noticia

Artigos relacionados