mundo

Biden pode pressionar Brasil a adotar políticas mais firmes para proteger a Amazônia, dizem especialistas

O presidente eleito dos Estado Unidos, Joe Biden, deverá fazer pressão política no Brasil para que medidas de preservação da Amazônia, dos povos indígenas e dos direitos humanos sejam implementadas no país, afirmam analistas políticos que conhecem o democrata e a política norte-americana.
“Com o Biden vai haver conversas sobre Amazônia e direitos indígenas porque isso é politicamente importante para ele”, afirma o consultor político e jornalista Thomas Traumann.

A questão ambiental no Brasil, os incêndios na Amazônia, a devastação da floresta e a proteção das culturas indígenas são temas importantes e estão na agenda internacional, diz Roberto Abdenur, membro do conselho curador do Centro Brasileiros de Relações Internacionais (Cebri), embaixador do Brasil nos EUA de 2004 a 2006 e diplomata durante 45 anos.

O embate direto entre Biden e o presidente Jair Bolsonaro já começou, segundo Abdenur: “Bolsonaro reagiu às manifestações do Biden de forma agressiva, dizendo que somos soberanos e não estamos para ser subornados, como se fosse um suborno. Ele coloca a coisa de uma forma negativa, equivocada, agressiva”.

Fonte: G1

Para cima