Brasil

Assistência oncológica será ampliada na Bahia

 

A assistência ao paciente com câncer será ampliada na Bahia com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié. Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto. A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.

O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve verificando as obras de implantação da unidade nesta quinta-feira (10), destacou que estando instalada no HGPV, a Unacon conseguirá ofertar todos os outros serviços de alta complexidade que dão anteparo à assistência em oncologia. “Tomamos a decisão acertada de implantar a Unacon em um hospital público. Ainda ampliaremos o total de poltronas de quimioterapia em relação a outra habilitação que estava em curso. Lá eram nove”, afirmou Roberta Santana

Toda a conformação da Unacon e o fluxo de atendimento foi apresentado para os secretários municipais de saúde da região na reunião da Comissão Intergestores Intergestores Regional, realizada nesta quinta-feira.

fonte: saude.ba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo