Caetité

Após grande intervenção, aterro controlado em Caetité reduz proliferação de moscas e insetos.

Com o grande acumulo de lixo no local e a falta do controle dos detritos, a proliferação de moscas e insetos aumentaram pela região, o que vinha provocando situações de incomodo em comunidades das imediações.

Sensível a problemática, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a de Serviços Públicos iniciaram ainda em 2019 uma grande intervenção no local, com a utilização de escavadeiras hidráulicas, tratores e rolo compactadores, que proporcionaram a implantação do aterro controlado, onde o lixo é disposto de forma controlada, distribuídos de acordo com o tipo de resíduos, em setor e/ou valas específicas e posteriormente recebem cobertura.

“Eu passo de carro aqui todos os dias, era um mosqueiro que ninguém suportava. Hoje, passo de vidros abertos e a situação é totalmente diferente. Na minha propriedade as moscas graça a Deus acabaram” Disse um morador da região.

Outro problema resolvido foi a combustão dos materiais, que constantemente pegavam fogo criando uma fumaça perigosa e tóxica a saúde. Com o aterro, os focos de incêndios foram controlados e, 100%.

Vale salientar que os aterros controlados é uma medida alternativa e que o aterro sanitário seria a solução definitiva. No local ainda funciona o galpão da Coopercicli, que também conta com o apoio do poder público municipal e empresas privadas. A entidade ainda proporciona a atividade de compostagem.

FOnte:Radar 030

Para cima