Alerta: cuidado com os golpes usados no PIX!

Alerta: cuidado com os golpes usados no PIX!

Quem nunca ouviu falar do PIX? Quem nunca ouviu: “me passa seu Pix, o dinheiro cai na hora!”

De fato, o sistema eletrônico para pagamentos, o famoso PIX, auxilia e facilita a vida de todos os usuários ao fazerem transferências e pagamentos. Mas, assim como outros aplicativos, são passíveis de golpes por pessoas de má-fé!!

Considerando que o sistema permite as transferências rápidas e sem custo em qualquer dia ou horário, é possível que um terceiro golpista saque ou movimente o dinheiro rapidamente, sem que a vítima seja notificada ou perceba a tempo para o cancelamento da operação.

Um dos golpes mais recorrentes é o ato do golpista encaminhar uma mensagem para o cliente, informando se tratar de uma manutenção ou atualização do cadastro no PIX. Assim, solicitam o número de um código de segurança que já foi enviado propositalmente ao usuário do PIX.

Ao encaminhar o número do código, o golpista terá acesso ao whatsapp e com isso, terá acesso à todos os contatos da vítima. Ele se passará por esta, solicitando dinheiro ou transferências pelo PIX. É uma forma bem “fácil” de ludibriar seus contatos, que acreditam se tratar da própria pessoa e, para tanto, acabam transferindo o dinheiro solicitado.

Com a modernidade e a tecnologia, os golpes acompanham o sistema informatizado na mesma proporção. Aplicativos em geral facilitam nossa vida (e muito) mas é preciso estar atento.

Qualquer mensagem ou informação em seu celular ou computador é preciso ter uma fonte confiável. Desconfie de tudo! Eu, como advogada e utilizadora de tais tecnologias, já fui vítima e já vi colegas próximos caírem em golpes. Infelizmente é uma realidade no Brasil e no mundo.

Fonte: Jusbrasil.Ana Nunes

Artigos relacionados