ADAB coordena coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em Rio Real

ADAB coordena coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em Rio Real

Três dias intensos de trabalho resultaram na coleta de cinco toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, na região de Rio Real. Uma parceria interinstitucional do escritório local da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) realizou a coleta itinerante dos recipientes. A ação tem como objetivos a proteção ao meio ambiente e a orientação de produtores e trabalhadores rurais para o cumprimento das legislações federal e estadual que estabelecem um modelo seguro de destinação final das embalagens vazias.

O trabalho de coleta itinerante aconteceu em parceria com a ARDARFS (Associação de Revendas de Agrotóxicos de Feira de Santana) que gerencia a Central de Recebimento de Embalagens Vazias e apoio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Real.

Agentes da ADAB estiveram na região, com coordenação do engenheiro agrônomo Marivaldo Macedo.

“Ao realizar a tríplice lavagem das embalagens vazias, ao perfurar o fundo das mesmas e entregá-las para as Centrais de Recebimento, os agricultores estão cumprindo a sua responsabilidade diante das legislações e contribuindo com a saúde pública e o meio ambiente”, destaca Marivaldo.

“As embalagens destinadas corretamente não ficam abandonadas no campo, reduzindo assim o risco de contaminação do solo, além de evitar que pessoas desavisadas reutilizem esses recipientes, o que poderia causar diversas complicações”, ressalta a agrônoma Suely Brito. Também participou da operação na orientação e recolhimento dos recipientes a auxiliar de fiscalização Aparecida Carvalho.

Fonte: ASCOM / ADAB

Artigos relacionados